O quanto duram as coisas.

Ainda sobre a minha geladeira... Nesses dias estava pensando sobre o quanto quase nada duram as coisas hoje em dia. Todo mundo sabe da Obsolescência Programada e coisas afins. O que a gente não sabe é: como lutar contra?
Impossível viver sem geladeira e liquidificador? Comprar um novo liquidificador que virará lixo em poucos anos?Resistir e ficar sem? Algumas coisas podem ser enfrentadas, outras nem tanto.  Lavando a frigideira anti aderente minha sensação era de impotência: é a segunda em menos de um ano, elas riscam , começam a soltar o antiaderente e  ... por mais que tenha cuidado, elas simplesmente não duram! E então me dei conta que não é falta de cuidado, essa é uma jogada de marketing transferindo a culpa para o proprietário. É falta de durabilidade mesmo! Pensei na velha e boa frigideira de ferro. Certamente durará por muitos anos. Resistência \o/.

Quando pensamos em minimalismo e eletrodomésticos, qual a medida do razoável? Se eu uso? Se eu uso pouco? Olhando tristemente para o meu liquidificador de 14 anos ( idade da minha filha mais velha)  que-não-dá-mais-para-usar-de-jeito-nenhum  me perguntei: onde vou achar um que dure tanto?  E antigamente que eletrodomésticos eram para toda a vida?

Muitas vezes meu marido sugeriu: Que tal comprarmos uma máquina de pão? Sempre resisti, algo não ia bem na ideia. Não sabia ao certo se era o espaço que ela ia ocupar, o preço ou a limpeza. Também pensava que pouco faço pão, mas quando faço, posso fazer utilizando as dinamicas e maravilhosas....mãos!

E então, olhando para o meu liquidificador, e imaginando o desperdício que todas aquelas peças no lixão, cheguei na MINHA medida de simplicidade voluntária quanto à eletrodomésticos: Não importa se eu vou usar muito, pouco, ou nunca: ele virará lixo um dia. A medida é: posso fazer à mão? Farei a mão. Posso usar qualquer coisa alternativa que não inclua plástico? Usarei.

E pra terminar...alguém sabe onde se compra aqueles negócios de fazer sanduíche, o tostex de ferro? Está na lista!

Comentários

Amanda disse…
Gostei.
Unknown disse…
alguém sugeriu desligar as luzes da cidade a noite para que pudessemos ver melhor a estrelas.
mas deve ser mais algum desse poetas doidos, não liga não!
Lilian disse…
Adorei a ideia de desligar as luzes, mas pra isso não poderiamos ter trabalhadores noturnos, né? Eu fico imaginando quem trabalha a noite , como faria para chegar ao trabalho, :P